Seu estabelecimento está preparado para as mudanças no vale-refeição e vale-alimentação?
Acesse o estudo completo
É possível que seu estabelecimento comercial já esteja adequado às normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e aceite vale-refeição e vale-alimentação, mas sabia que as últimas mudanças no setor deverão alterar o funcionamento dos cartões?
Desde o início do PAT na década de 70, o mercado de benefícios evoluiu significativamente. Inicialmente, apenas algumas empresas operavam em um modelo de arranjo fechado, em que elas eram responsáveis pela emissão e credenciamento dos cartões de vale-refeição e vale-alimentação. No entanto, a nova regulamentação abriu o mercado para empresas de arranjo aberto, possibilitando que as bandeiras de cartões, que já operavam com pagamentos no crédito e débito, fizessem parte do setor.
Com as bandeiras, a capilaridade e a tecnologia dos pagamentos de benefícios foram ampliadas. Os clientes passaram a ter acesso a novas formas de realizar as compras, como pagamento por aproximação e com carteiras digitais pelo smartphone.
A Elo, por exemplo, foi a primeira a lançar um produto e uma rede de aceitação específicos para o setor de benefícios, com o Elo Voucher, que está presente nos principais emissores – que já representam cerca de 90% do mercado.
O que vai mudar para o seu negócio?
Até o início deste ano, os portadores de cartões de benefícios realizavam os pagamentos através de duas funções: crédito ou voucher.
- Crédito: Inclui cartões com bandeiras para refeição e alimentação, além de benefícios CLT como auxílio home office, mobilidade e combustível.
- Voucher: Benefícios PAT de arranjo fechado, sem bandeira.
Recentemente, o mercado iniciou uma transição onde os benefícios PAT com bandeira também passaram a operar na funcionalidade voucher. A expectativa é que, a partir do início de 2025, os cartões funcionem exclusivamente na função voucher para o PAT.
Com esse novo modelo, as condições comerciais e a negociação para aceitação dos cartões de benefícios com bandeira serão feitas diretamente com seu credenciador. Para se adaptar, é essencial que seu estabelecimento comercial entre em contato com seu credenciador ou TEF para habilitar o produto Elo Voucher e regularize sua maquininha para não perder vendas.
Prepare-se para essas mudanças e garanta que seu estabelecimento esteja pronto para receber qualquer cliente!
Saiba mais em http://elo.com.br/elo-voucher