1. Mensagem do Diretor-Presidente
A Elo passou a operar em 2011 no segmento de emissão de cartões de crédito e débito. Desde então,
assumimos o compromisso com o avanço cada vez mais acelerado do negócio, atuando de forma
consistente na consolidação do nosso portfólio. Temos a missão de fomentar a inclusão de
pagamentos digitais no Brasil, oferecendo uma variedade de produtos de pagamentos para todos os
perfis de pessoas e empresas, incluindo um portfólio completo de cartões de crédito, débito, pré-pagos
e especializados.
E, após mais de 10 anos, podemos afirmar que aqui na Elo, Ética e Integridade estão em nosso DNA!
Fazemos o certo, porque é certo, e estamos sempre procurando maneiras de melhorar nossa cultura
de integridade. Isso quer dizer que estamos comprometidos em conduzir nossos negócios e atividades
com honestidade e integridade, além de manter um ambiente de trabalho seguro, transparente,
colaborativo e respeitoso.
Esse documento é uma referência não só para Elo e seus colaboradores, como também para os
públicos com os quais nos relacionamos.
São esses diferentes públicos envolvidos no nosso negócio que, ao fazerem suas escolhas cotidianas e
agirem de acordo com elas, reforçam uma conduta ética que esperamos que seja capaz de assegurar
relações significativas, sustentáveis e compatíveis com os interesses e as aspirações mais legítimas dos
envolvidos e da sociedade.
Giancarlo Greco
Presidente da Elo
2. Apresentação
O Código de Ética e Conduta da Elo Serviços S.A. (“Companhia”) busca definir os elementos essenciais
que devem ser considerados nas relações estabelecidas pela Elo com os seus mais diferentes públicos.
Não se espera que este documento contemple todas as situações possíveis de conflitos éticos que
possam surgir, mas sim defina princípios básicos que deverão nortear nossa conduta.
Todos os colaboradores, inclusive Administradores, membros dos órgãos de governança, e demais
públicos listados neste Código deverão pautar suas ações pelos princípios estabelecidos neste Código,
nas Políticas, Normas e Procedimentos da Elo.
Este Código considera as relações com os seguintes públicos, embora não se limite a eles:
• Público Interno (colaboradores e membros dos órgãos de governança da Elo);
• Acionistas;
• Clientes e Parceiros Participantes dos Arranjos Elo;
• Fornecedores, Prestadores de Serviços e/ou demais Parceiros da Elo;
• Concorrentes;
• Entidades de Classe;
• Comunidade e Sociedade;
• Imprensa;
• Administração Pública direta ou indireta.
Finalmente, cabe mencionar que um Código desta natureza, que trata da ética nas relações, só pode
ser legitimado nas próprias relações. Prevemos que a aplicação constante e sem exceções do que o
Código de Ética e Conduta preconiza, seja uma oportunidade para que o assunto se mantenha presente
em nosso cotidiano, aperfeiçoando, portanto, nossas relações com todos os públicos considerados
pelo Código.
3. Quem Somos
Somos uma das principais empresas brasileiras de tecnologia de pagamentos digitais, com crescimento
acelerado em termos de volume de transações, números de cartões ativos e aceitação em todo o
Brasil, além de outros 200 países e territórios.
DNA SOU Elo (cultura)
Aqui na Elo, cultura é DNA. Nosso DNA é como a gente: bem brasileiro e impulsiona nosso jeito único
de fazer as coisas.
Propósito
Ser a principal plataforma de pagamentos do Brasil com soluções ágeis, digitais e customizadas para o
mercado brasileiro e toda sua diversidade. Nosso compromisso é garantir o desenvolvimento social da
comunidade por meio de ações e criação de produtos e soluções que promovam a inclusão financeira,
o empreendedorismo e a sustentabilidade, gerando valor positivo em todas as nossas relações.
4. Princípios e Aspectos Primordiais de Conduta
Assédio, Discriminação e Preconceito
A Elo preza pela preservação da individualidade, da privacidade e pelo respeito à diversidade, não
admitindo a prática de quaisquer atos discriminatórios, tais como origem, condição social, posição
hierárquica, grau de escolaridade, religião, crença ou filosofia de vida, deficiência, gênero, origem, cor,
raça, orientação sexual, estado civil, idade, situação familiar, estado gravídico, ideologia política,
associação com entidades de classe ou qualquer outra característica social ou pessoal. Da mesma
forma, as diretrizes da Companhia para recrutamento, promoção, retenção e engajamento de
colaboradores proíbem qualquer tipo de discriminação.
Estimulamos a valorização da diversidade com o objetivo de incluir todos os segmentos da sociedade
brasileira. Nossas Políticas são elaboradas para garantir que os colaboradores sejam tratados e tratem
uns aos outros de maneira justa, com respeito e dignidade e, portanto, não será tolerada conduta
envolvendo discriminação ou assédio moral ou sexual, importunação sexual, abusos, intimidações,
constrangimento, desrespeitos ou mesmo agressões físicas ou verbais. Nosso foco é incentivar
ambientes de trabalho respeitosos que promovam a realização pessoal e ofereçam perspectivas de
desenvolvimento humano e profissional.
Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes
A Elo é contra qualquer forma de violência ou atentado aos direitos fundamentais e proteção de
crianças e adolescentes e a quem produz, reproduz, ou registra, por qualquer meio, cena de sexo
explícito ou não, e pornográfica envolvendo criança e/ou adolescente. Isso vale para quem agencia,
facilita, recruta, coage ou intermedia a participação de criança e/ou adolescente nessas cenas. A Elo
não compactua com a exploração sexual de menores em sua Cadeia de Valor, assim como não aceita
a utilização de seus produtos/serviços por clientes que possam explorar esta atividade. Qualquer
fornecedor ou cliente que tiver qualquer envolvimento, direto ou indireto, com este tipo de situação
será descredenciado e denunciado às autoridades competentes.
Ainda, a Elo é contra o trabalho infantil e não compactuamos com quaisquer situações que
potencialmente envolvam os itens a seguir.
• Trabalho irregular de adolescentes menores de 16 anos (exceto quando na condição de aprendizes,
a partir dos 14 anos);
• Condições inadequadas ao trabalho e ao desenvolvimento do adolescente de 16 a 18 anos;
• Caracterização de qualquer forma de discriminação, violência ou atentado aos direitos
fundamentais de crianças e adolescentes.
Trabalho Escravo
Somos contra o trabalho forçado e situações que potencialmente envolvam coerção, castigos a
qualquer pretexto, medidas disciplinares degradantes e punição pelo exercício de qualquer direito
fundamental.
A Elo não compactua com tais práticas e caso sejam identificadas serão adequadamente denunciadas
às autoridades competentes.
Meio Ambiente, Saúde e Segurança
A Elo está comprometida em conduzir seus negócios em conformidade com as leis e regulamentos
ambientais e de saúde e segurança no local de trabalho e se compromete a manter um ambiente de
trabalho seguro e saudável para os colaboradores, bem como evitar impactos adversos e danos ao
meio ambiente e à comunidade na qual está inserida.
Integridade e Conformidade com Leis, Políticas e Regulamentos
Integridade significa a qualidade de inteireza, de conduta reta e imparcial, cuja natureza de ação nos
dá uma imagem de honestidade. Significa, também, o respeito integral às leis e às normas que regem
as atividades da Elo. Estamos comprometidos em conduzir nossos negócios e atividades com
honestidade, integridade e em total conformidade com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis.
É considerada inaceitável qualquer conduta que configure em tentativa ou prática de suborno ou
corrupção, incluindo a ocultação ou dissimulação da ocorrência de tais atos ou, ainda, dificultar a
investigação ou fiscalização desses fatos.
Conforme descrito na Política de Prevenção e Combate à Corrupção da Elo, é proibido aceitar, obter,
financiar, custear, conceder, pagar, prometer, patrocinar ou autorizar, direta ou indiretamente,
qualquer benefício, pecuniário ou não, seja que de forma for, em favor próprio ou de quem quer que
seja, que possam representar relacionamento impróprio.
Condutas Anticoncorrenciais e Conformidade com as Leis Antitruste
A Elo tem como compromisso atuar no mercado de forma leal, alinhada com os princípios
constitucionais da livre concorrência, com oportunidades iguais e em benefício da ordem econômica,
tendo como práticas:
• Zelar por práticas e relações íntegras nas interações com concorrentes, clientes, parceiros
comerciais e associações de classe, bem como pelo cumprimento da legislação de Defesa da
Concorrência.
• Abster-se do envolvimento em situações ilícitas, dentre elas práticas que prejudiquem a
concorrência no mercado.
• Ser transparente nas suas ações, mitigando o risco de interpretações indevidas por qualquer parte
interessada.
• Agir em conformidade com a legislação de defesa da concorrência vigente.
• Comunicar, tempestivamente, ao Compliance e Jurídico, situações que evidenciem ou tragam
suspeitas de estarem relacionadas, direta ou indiretamente, à prática de conduta anticompetitiva.
• Proteger a Elo, não obtendo informações de concorrentes por meio ilícitos.
A Lei Antitruste tem o objetivo de reprimir o exercício considerado abusivo do aumento do poder de
mercado. A Elo se mantém em conformidade com as Leis Antitruste e tem ciência de que suas violações
podem sujeitar a Companhia e seus colaboradores a sanções criminais.
Conflito de Interesses
É fundamental que os interesses pessoais ou para benefício de terceiros não estejam em conflito com
os interesses da Elo. Todas as pessoas às quais o presente Código se aplica têm a obrigação de se
comportar de maneira honesta e ética, buscando agir no melhor interesse da Companhia e evitando
situações que apresentem um conflito potencial ou real entre os interesses próprios e os interesses da
Elo.
Algumas, mas não todas, situações em que estes conflitos podem estar presentes são:
• Desenvolvimento de atividades fora da Companhia que interfiram, ou possam vir a interferir nos
negócios da Elo;
• A existência de parentesco ou de relacionamento pessoal ou societário, em qualquer nível de
subordinação, bem como na relação com clientes, fornecedores e concorrentes, que comprometa a
imparcialidade nos negócios e que possa trazer benefícios indevidos aos envolvidos, prejuízos à
Companhia ou comprometer a isenção na avaliação de desempenho dos envolvidos;
• A existência de parentesco ou relacionamento pessoal entre chefe e subordinado ou em qualquer
grau da linha de subordinação direta quem possam caracterizar situações de nepotismo;
• Quando algum colaborador, inclusive Administrador, Acionista ou outro membro de governança
não esteja em situação de independência em relação à determinada matéria em discussão e possa
influenciar, tomar, ou fazer com que a Companhia tome decisões motivadas por interesses particulares
ou distintos dos interesses próprios da Companhia (Transação com Partes Relacionadas);
Essas e outras situações deverão ser imediatamente reportadas por meio do Canal de Ética, conforme
disposto no item “5. Conformidade com o Código de Ética e Conduta da Elo” deste documento, para
que sejam devidamente avaliadas, e constatada ou não a caracterização de um conflito de interesses.
Qualidade das Divulgações Públicas
Qualquer relatório ou documento público da Companhia deve incluir a divulgação completa, justa,
precisa, oportuna e compreensível da informação. A Elo tem a responsabilidade de se comunicar de
forma eficaz com todos, para que recebam informações completas e precisas sob todos os aspectos
materiais da Companhia, inclusive, quando isso envolver informações sobre a sua condição financeira
e resultado das operações. Qualquer manifestação em nome da Companhia deve ser feita por
representante previamente designado, expressando o posicionamento institucional e jamais posições
pessoais.
Acuracidade dos Registros Financeiros
A Elo mantém os mais altos padrões em todos os assuntos relacionados à contabilidade, controles
financeiros, relatórios internos e tributação. Todos os livros financeiros, registros e contas devem
refletir com precisão as transações e estar em conformidade com os princípios contábeis exigidos e
com os controles internos da Companhia. Os registros não devem distorcer as informações para
ocultar, disfarçar ou alterar a verdadeira posição financeira da Companhia.
Fraude e Corrupção
A Elo não compactua com fraudes, corrupção ou qualquer outra conduta que viole as normas e
prejudique a confiança depositada por nossos públicos de relacionamento, e repudia condutas
delituosas como a de qualquer tipo de fraude e atos ilícitos.
Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo
Temos o compromisso de preservar nossa reputação na comunidade financeira, auxiliando nos
esforços para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. A Elo não compactua
com tais práticas e adota medidas para prevenir e tratar suspeitas de lavagem de dinheiro que, caso
identificadas, são adequadamente denunciadas às autoridades competentes.
Presentes, Brindes, Favores e Serviços
A aceitação de presentes, brindes, favores, serviços ou qualquer forma de benefício dependem das
práticas usuais do mercado, devendo evitar-se tudo que possa, ou pareça comprometer a Companhia
ou quaisquer pessoas envolvidas.
Para preservar os negócios da Elo:
▪ Não devemos aceitar, nem oferecer, direta ou indiretamente, favores, dinheiro, presentes ou
brindes que possam afetar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros;
▪ Poderemos realizar despesas que objetivem fortalecer nosso relacionamento com clientes,
tais como refeições, encontros, entretenimento, hospedagem desde que com objetivos de
reunião de trabalho, respeitando as diretrizes formalizadas nos Normativos internos da
Companhia, de forma que não implique nenhum constrangimento para os convidados;
▪ Presentes e brindes em qualquer formar que poderiam resultar em um sentimento ou
expectativa de obrigação pessoal não devem ser oferecidos ou aceitos.
Patrocínios, Doações e Incentivos Fiscais
A Elo apoia projetos e iniciativas através de patrocínios, doações e incentivos que estejam alinhados
com os seus valores e negócios.
A Elo não realiza patrocínios, doações e incentivos a políticos, partidos políticos, ou organizações com
finalidades ilícitas.
Uso Não Profissional de Recursos da Companhia
Os recursos disponibilizados aos colaboradores da Elo deverão ser utilizados somente com objetivos
profissionais e de interesse da Companhia.
A Elo não compactua com o uso não profissional de seus recursos e poderá tomar ações adequadas
para identificação destas práticas. Qualquer suspeita de perda, roubo ou uso indevido de ativos da
Companhia deve ser imediatamente comunicada.
Uso Indevido de Informação Privilegiada
É necessário um cuidado especial com as informações estratégicas e não públicas que temos acesso
em nosso negócio, para tanto é vedado expor ou discutir estas informações com pessoas cujas
atribuições de trabalho não necessitem delas.
Todas as informações não públicas da Companhia devem ser consideradas informações privilegiadas
e nunca devem ser utilizadas para ganho próprio, de algum membro da família ou qualquer outra
pessoa.
Adicionalmente, deve-se tomar especial cuidado ao expor ou discutir estas informações em locais
públicos, tais como elevadores, ônibus, restaurantes, bares, aeroportos, aviões, entre outros.
Segurança das Informações
As informações internas e externas são tratadas com extremo cuidado pela Elo. Por isso, é necessário
que todas as informações sejam armazenadas, conduzidas e processadas em ambiente seguro e que
todos os envolvidos compartilhem da responsabilidade pelos processos de segurança e assegurem a
integridade, disponibilidade e confidencialidade dos ativos de informação.
As informações confidenciais geradas e coletadas são um ativo valioso da Companhia e a proteção das
informações desempenha um papel vital no crescimento contínuo e capacidade competitiva da Elo.
Deve-se prestar especial atenção às informações internas que podem ser úteis para os concorrentes
ou que podem ser prejudiciais para a Elo, seus clientes e fornecedores, caso divulgadas como, por
exemplo, planos de negócios, pesquisas de novos produtos, objetivos estratégicos, bancos de dados,
informações financeiras não publicadas e dados de precificação.
A obrigação de proteger as informações confidenciais da Companhia segue mesmo quando o
colaborador deixa de fazer parte do quadro de colaboradores e se faz necessário devolver qualquer
informação interna restrita ou confidencial que tenha em sua posse.
5. Aspectos de Conduta por Público de Interesse
Público Interno
Prezamos pelo respeito, transparência, ética, diálogo aberto, ambiente psicologicamente seguro, para
que nossas pessoas possam ser quem são e o reconhecimento das melhores práticas. Queremos
colaboradores que conheçam profundamente os clientes, os parceiros e o mercado, que sejam
versáteis e pensem grande. Que proponham novas formas de fazer, estimulando e valorizando a
cultura da inovação, com ousadia e determinação, trabalhando de forma integrada em equipe,
entregando resultados consistentes, de forma sustentável, atingindo os objetivos propostos pelos
acionistas.
Além disso, é responsabilidade de cada colaborador zelar pelo cumprimento dos preceitos deste
Código, pelo patrimônio da Elo e cuidar da imagem que ela possui. As atitudes de todos os
colaboradores devem refletir o comprometimento com a perenidade da Companhia e seus valores.
Acionistas
Os Acionistas têm um papel fundamental para o sucesso do nosso negócio, por isso, temos uma equipe
engajada a conquistar resultados que garantam os melhores índices de rentabilidade, sempre
prezando pela transparência e tratando as informações estratégicas de maneira minuciosa para que
os relatórios oficiais da Companhia traduzam a nossa realidade.
Clientes e Parceiros Participantes dos Arranjos Elo
A relação com Clientes e Parceiros é cada vez mais valorizada e calcada pela transparência e
comprometimento com os resultados.
Agregamos valor e propomos melhoria nos produtos e serviços prestados. A ética, mais uma vez, é um
atributo inegociável e todas as informações devem ser tratadas sigilosamente.
Entendemos que contribuir de maneira efetiva para o sucesso dos nossos Clientes/Parceiros é o
caminho mais curto para tornar realizada o nosso propósito.
Prezamos pela transferência e confidencialidade das informações, preservar a relação de confiança e
sintonia com os nossos Clientes/Parceiros, cumprir com o que foi contratado e buscar,
constantemente, a excelência na prestação dos serviços.
A Elo irá firmar Parcerias com entidades cujas práticas de gestão estejam em linha com os preceitos
deste Código de Ética e Conduta.
Fornecedores, Prestadores de Serviço e/ou demais Parceiros da Elo
Nossos Fornecedores e Prestadores de Serviço têm influência direta sobre a qualidade dos nossos
produtos e serviços. Por isso, valorizamos a relação de parceria, levando em consideração o que é bom
para nós, eles e demais públicos envolvidos.
A relação com os Fornecedores e Prestadores de Serviço é caracterizada pela observância dos
preceitos do Código de Ética e Conduta da Elo. A Elo pratica a livre concorrência, a transparência e a
imparcialidade no processo de contratação de Fornecedores, bem como o rigoroso cumprimento dos
contratos. O incentivo às boas práticas, valorizando as questões de sustentabilidade deverão ser
buscados constantemente.
A Elo irá contratar Fornecedores e Prestadores de Serviço cujas práticas de gestão estejam em linha
com os preceitos deste Código de Ética e Conduta.
Serão especialmente observadas as práticas do Fornecedor e Prestadores de Serviço referentes a
assuntos como: meio ambiente, consumo consciente, trabalho infantil e escravo, diversidade e
inclusão, prevenção à lavagem de dinheiro, combate à corrupção, fraudes, entre outros.
Concorrentes
Respeitamos os Concorrentes e acreditamos que a concorrência legal contribui para o
aperfeiçoamento do mercado.
Assuntos estratégicos de nosso negócio não são discutidos ou repassados, a qualquer pretexto, aos
nossos Concorrentes.
Não fazemos comentários que possam contribuir com disseminação de boatos sobre nossos
competidores.
Entidades de Classe
Respeitamos e valorizamos as Entidades de Classes que representem os públicos envolvidos no nosso
negócio, prezando pela ética, relações sustentáveis e mantendo a confidencialidade nas informações.
Comunidade e Sociedade
A Elo atua de forma sustentável e responsável, atenta com as questões que prejudicam o bem-estar e
o desenvolvimento da Sociedade.
Contribuímos com políticas públicas, definidas por todas as instâncias de governo, de modo a cooperar
com o aperfeiçoamento da sociedade brasileira.
Imprensa
Prezamos pela confiabilidade das informações transmitidas aos veículos de comunicação, de modo a
garantir que todos os comentários, declarações ou pronunciamentos em nome da Companhia sejam
feitos somente por pessoas autorizadas, conforme normativos internos da Companhia. A Elo possui
canais oficiais para divulgação de informações nas redes sociais e somente eles representam a
Companhia. Colaboradores que se cadastrem em redes sociais deverão fazê-lo em nome próprio por
meio de recursos particulares e suas publicações deverão ser totalmente pessoais, sem qualquer
associação à marca da Companhia.
Administração Pública Direta e Indireta
Nossa Companhia é aderente à legislação vigente e tem interesse em contribuir com o
desenvolvimento social e econômico do país. Entendemos que temos um papel importante a
desempenhar no combate à evasão fiscal, à lavagem de dinheiro e à corrupção. A Elo coopera com
agências e autoridades governamentais respondendo de forma verdadeira e precisa a todas as
solicitações recebidas.
Zelamos pelo cumprimento das diretrizes dispostas em nossas Políticas de Prevenção à Lavagem de
Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e Prevenção e Combate à Corrupção, em conformidade
com as leis aplicáveis e de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Não
compactuamos com fraudes em licitações e contratos com os governos, nacional ou estrangeiros,
Federal, Estaduais, Municipais, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.
Portadores de Cartões
Buscamos que o Portador nos reconheça como a melhor empresa de serviços e que ele escolha os
meios eletrônicos como o seu pagamento preferido.
Trabalhamos para oferecer um ambiente seguro nas transações, dificultando ao máximo qualquer tipo
de transtorno, manter a alta disponibilidade dos sistemas de captura e confidencialidade nas
informações.
6. Conformidade com o Código de Ética e Conduta da Elo
Todos os colaboradores, inclusive Administradores, membros dos órgãos de governança da
Companhia, acionistas, clientes, parceiros participantes dos Arranjos Elo, fornecedores, prestadores
de serviços e demais parceiros da Elo são responsáveis pela aplicação dos preceitos do Código em
todas as suas relações profissionais. Nesse sentido, todos deverão firmar adesão formal ao Código e
renová-la anualmente, além de atuar como guardiões do Código, reportando por meio dos canais
disponíveis, toda e qualquer situações que possa indicar a não observância dos preceitos do Código.
A gestão do Código de Ética e Conduta é de responsabilidade da Diretoria de Riscos e Compliance, a
quem cabe implementar as ações requeridas para a correta aplicação do Código e coordenar
atividades de divulgação do documento.
Caso sejam observados, por qualquer pessoa, eventuais desvios a este Código ou às leis e
regulamentações aplicáveis à Elo, eles deverão ser reportados ao Canal de Ética, pelos seguintes meios:
• Telefone: 0800 792 1005 (ligação gratuita, 24 horas por dia, 7 dias por semana)
• Site: www.canaldeetica.com.br/elo
Os relatos podem ser realizados de forma anônima ou identificada e são tratados de forma confidencial
e sigilosa.
Dúvidas ou sugestões relacionadas ao Código de Ética e Conduta também poderão ser registradas no
Canal de Ética.
A Elo não permite ou tolera qualquer tipo de retaliação contra qualquer pessoa que apresente uma
denúncia de boa-fé ou a queixa de violação dos Normativos Internos da Companhia ou da legislação e
normas aplicáveis ou que contribua com o processo investigativo dos casos.
A apuração dos fatos ocorridos e deliberação das medidas disciplinares e consequências cabíveis –
incluindo relato às autoridades competentes quando necessário – é realizada de forma confidencial e
de acordo com a origem e natureza do potencial desvio.
As ações que se configurarem como violações aos Códigos de Ética e Conduta, ao Programa de
Compliance e Integridade, às Políticas e Normas da Elo, estão sujeitas às medidas disciplinares
aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, e sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.
Complementarmente, terceiros, parceiros e fornecedores com participação constatada em atos não
conformes com os Normativos Internos da Elo e da Administração Pública, podem ser passiveis de
encerramento do contrato de prestação de serviços. Além disso, outras medidas podem ser adotadas
dependendo da gravidade da infração e dos danos causados, como, mas não se limitando a: multas,
boletins de ocorrência, entre outros.
Todos os colaboradores têm o direito de cooperar ou relatar violações legais diretamente a agências
ou entidades governamentais, mesmo sem notificar a Elo, com a garantia de que não sofrerá
retaliações por executar qualquer uma destas atividades.
Aprovado pelo Conselho de Administração